Como funciona o Cartão de Crédito pré-pago?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre cartão de crédito pré-pago ao longo dos últimos tempos. Esse produto, ainda é relativamente novo no Brasil, trazendo uma série de benefícios e vantagens para quem está na busca de ter um melhor controle em sua vida financeira e deixar de lado aquela preocupação de pagar faturas todo final de mês.

Através do método de cartão de pagamentos que mais vem se popularizando no Brasil, o cartão de crédito pré-pago está surgindo essa alternativa que é bastante interessante e por algum motivo, não conseguem ter a aprovação de um cartão de crédito internacional.

Assim sendo, a rápida disseminação do produto ocorre porque é muito simples de ser aprovado, até mesmo para quem é menor de idade e sem grandes restrições para quem esteja negativado.

Apesar de todas as vantagens que foram comentadas, é muito importante que se tenha conhecimento sobre todas as particularidades que existem em um cartão de crédito pré-pago para que se evite cair em armadilhas.

CARTAO DE CREDITO

Solicitar um cartão de crédito comum ou Cartão Pré-Pago?

Primeiro, vamos realizar uma rápida explicação sobre o surgimento do cartão de crédito pré-pago. Passou por uma regulamentação do Banco Central em 2014, sendo que este produto financeiro tem um funcionamento muito parecido com o que ocorre com o cartão de crédito.

A maior diferença é que aqui o usuário precisa realizar o pagamento antes de que o produto seja usado. Dessa forma, é preciso que seja depositado saldo em seu cartão para que possa realizar normalmente as suas compras.

No cartão de crédito temos uma inversão dessa lógica. O cliente receberá da instituição financeira um limite que poderá ser utilizado dentro de um determinado período, normalmente de até 30 dias.

O cartão de crédito é classificado com uma similaridade ao empréstimo, onde a empresa deposita a confiança no consumidor e de que ele irá realizar o pagamento dentro da data estipulada.

Também é importante ter conhecimento que ao contrário do que ocorre no cartão de crédito, na modalidade pré-paga, não existe a possibilidade de parcelar as compras, ou seja, apenas se pode realizar compras à vista.

Como funciona um cartão de crédito pré-pago?

Vamos pensar na lógica de um cartão pré-pago assim como funciona em um plano de celular. Para que uma pessoa possa utilizar os serviços eletrônicos, é preciso que seja colocado créditos no chip ou realizar periodicamente uma recarga.

O saldo irá diminuir de acordo com a sua utilização e a partir do momento em que o valor acabar, é preciso que sejam colocados mais créditos. Em um cartão pré-pago é exatamente o mesmo esquema, onde se estabelece o valor que irá colocar como crédito e que deve ser utilizado até que acabe.

Como recarregar o cartão de crédito pré-pago?

A forma como irá se carregar o cartão de crédito pré-pago vai depender muito da instituição financeira que você escolher. Geralmente o mais comum nesse processo é que ocorra por meio dos seguintes métodos:

  • Boleto bancário: Geralmente, o boleto é um documento de ao menos R$ 20 e que pode ser pago dentro do app do banco ou mesmo em casas lotéricas;

  • Depósito: Essa possibilidade existe para recarregar o dinheiro geralmente em caixa eletrônico, colocando o CPF de quem é o portador do cartão.

Principais vantagens

Uma das maiores vantagens de um cartão de crédito pré-pago é que os seus clientes estão isentos de anuidade. É uma grande vantagem para quem deseja fugir desse tipo de cobrança e que na maioria dos casos não representa nenhum benefício.

Para quem deseja ter um amplo controle de seus gastos, esse cartão oferece então mais uma vantagem, pois é possível saber a quantia que foi colocada no cartão a qualquer momento, acessando o aplicativo da instituição financeira.

Como ao contrário do que ocorre em um cartão de crédito internacional, aqui não existe a cobrança de fatura. O cliente é quem trata de realizar um controle de seus gastos dentro de determinado período, que pode ser de até 30 dias ou mesmo definir um período mais curto.

De qualquer forma, este mercado só tende a crescer e se recomenda ter ao menos um para seus gastos.